Educação divulga a primeira convocação dos selecionados para a maior edição do “Ganhando o Mundo” 20/07/2023 - 10:58

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quinta-feira (20), o resultado do edital n.º 45/2023 com a primeira convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Nesta convocação, estão 444 dos mil estudantes que embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos da 1ª série do ensino médio de todos os 399 municípios. Após as fases de homologação das inscrições, classificação provisória e final, a convocação tem representantes de 344 cidades do Paraná. Além das vagas reservadas para esses municípios, outras 100 são destinadas a estudantes inscritos no Bolsa Família.

“É uma alegria divulgar essa primeira lista. Tenho certeza de que vai ser uma experiência fantástica para estes estudantes, que voltam fascinados e familiarizados com um novo idioma e com uma cultura diferente de tudo que já viveram. Serão centenas de escolas representadas. Um orgulho para todos nós”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Marli Terezinha da Silva de Castilho, mãe de Bianca da Silva de Castilho, de 15 anos, aluna do Colégio Estadual do Campo, que fica no distrito de Santa Rosa do Ocoí, no município de São Miguel do Iguaçu, região Oeste do estado e 1ª colocada no processo, celebra a conquista da filha. “Estamos extremamente felizes e orgulhosos do resultado dela. Bianca sempre foi uma boa aluna e recebia incentivo da família”, conta.

Outro convocado é Eduardo Setti Prachum, 14 anos e aluno do Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante - EFM, em Reserva, no Centro Sul do Paraná. “Estou muito feliz pela oportunidade, acredito que vai ser uma experiência muito enriquecedora para mim”, vibra.

Nova convocação - Após a conclusão dessa convocação nos colégios com entrega da documentação e autorização dos responsáveis, a Seed-PR irá fazer outra convocação com 501 estudantes, de acordo com a distribuição proporcional ao número de matrículas em cada município, além das demais vagas remanescentes conforme edital, completando as mil vagas.

Curitiba, por exemplo, terá 58 vagas desse total, seguida por Londrina (20), São José dos Pinhais (17), Ponta Grossa (16), Cascavel (15), Maringá (14), Foz do Iguaçu (13), Colombo (12) e Guarapuava (9). O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no anexo XIII do edital n.º 72/2022.

Além da pontuação, o estudante deverá pertencer a instituição de ensino diferente daquela do(s) estudante(s) já convocado(s). Só serão convocados estudantes da mesma instituição de ensino se o município não possuir classificados de outras instituições ou possua número de instituições inferior ao número de vagas disponíveis.

Após todas as convocações concluídas, a Seed-PR então irá definir os países de intercâmbio dos alunos.

Homologação e critérios - Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

A nota de classificação para selecionar os estudantes considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor tiveram peso 15 cada um na pontuação total (100).

Ganhando o Mundo - O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e  reuniões de orientação. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.