Ganhando o Mundo 2025: com 5,7 mil inscritos, processo de seleção vai até 19 de abril 04/04/2024 - 08:54

As inscrições para a edição de 2025 do programa Ganhando o Mundo estão chegando à reta final com 5.773 estudantes provenientes de 1.154 escolas da rede estadual de ensino já inscritos. Eles vão concorrer a uma das 1.200 vagas disponíveis. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) estima que mais 5 mil alunos participem do processo.

Entre os municípios com maior participação, Curitiba lidera o ranking com 727 inscrições. As cidades da Região Metropolitana Sul (Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul) reúnem 490 alunos inscritos. No Interior, já são 384 inscritos em Cascavel, 307 em Maringá e 296 em Londrina.

As inscrições estão disponíveis até o dia 19 de abril e devem ser realizadas pela Área do Aluno. Os destinos são Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e, pela primeira vez, a Irlanda. Esta edição é a maior desde o lançamento do programa.

"A ampla participação dos alunos no processo seletivo demonstra o alcance e a importância do Ganhando o Mundo. É a prova de que os alunos do Paraná estão cada vez mais dispostos e interessados em abraçar esta oportunidade que, certamente, fará toda a diferença em suas trajetórias pessoais e profissionais", afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

 

Mais de 90% de pais e estudantes estão satisfeitos com a rede estadual de educação

Alunos da rede estadual com Transtorno do Espectro Autista recebem educação inclusiva

 

GANHANDO O MUNDO – Idealizado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seed-PR), o programa viabiliza intercâmbios internacionais a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná. Os alunos estudam em países que oferecem curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Ele foi instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021 e regulamentado pelos Decretos nº 4.166/20 e nº 4.785/2020.

Em suas quatro edições, 1.240  estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.

Entre fevereiro e julho de 2022, na primeira edição, 100 alunos foram enviados ao Canadá. Na segunda, entre julho e outubro do mesmo ano, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Na terceira edição, cujas inscrições foram realizadas em 2023, a França passou a integrar a lista de destinos na versão do Ganhando o Mundo França. Na ocasião, 40 estudantes viajaram ao país europeu. No início de 2024, 950 alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos na quarta edição – os outros 50 embarcam no segundo semestre.

 

Governo destina R$ 9,7 milhões para projetos de extensão das universidades estaduais

 

O intercambista permanece por um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

Últimas Notícias