Educação divulga chamada complementar dos aprovados para o Ganhando o Mundo – França 04/04/2023 - 17:06

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (03) a lista de convocados das vagas remanescentes para o intercâmbio do Ganhando o Mundo - França, do Governo do Estado. A pasta havia divulgado a primeira lista no último dia 22 com 32 aprovados, mas como havia vagas pré-estabelecidas por colégios e nem todas foram preenchidas, oito vagas ficaram em aberto.

Com uma desistência da lista original, mais nove estudantes foram chamados para completar o total das 40 vagas. Dessa forma, foram convocados mais cinco estudantes do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba) e quatro do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá). Também fazem parte da edição francesa do Ganhando o Mundo os colégios Júlia Wanderley (Curitiba), Vicente Rijo (Londrina) e Ana Vanda Bassara (Guarapuava). Os estudantes da rede estadual embarcarão em setembro para uma experiência de seis semanas no país europeu.

Giovana Ribeiro Pereira, aluna do Colégio Estadual do Paraná, é uma das convocadas desta chamada. Além do entusiasmo pela primeira viagem internacional, aperfeiçoar um novo idioma é o motivo de maior expectativa da estudante. “Quando soube que fui aprovada me senti muito feliz e realizada. Fiquei emocionada com a notícia porque eu nunca fiz um intercâmbio, mas sempre tive muita vontade. Espero que seja uma experiência proveitosa para que eu possa expandir meus conhecimentos e aprender sobre uma nova cultura. Tenho certeza que tudo isso irá agregar muito no meu futuro”, afirmou.

RECEPÇÃO AOS FRANCESES – Antes de partir para o intercâmbio, os alunos receberão, a partir da segunda quinzena de maio, 40 estudantes franceses, que ficarão hospedados com as famílias dos paranaenses e frequentarão colégios da rede estadual. Depois, em setembro, será a vez dos alunos do Paraná conhecerem as escolas francesas e serem hospedados pelas famílias de lá.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO – Puderam participar do processo seletivo os estudantes que estão cursando a 2ª série do ensino médio em 2023 em cinco colégios estaduais que oferecem Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) de francês. São eles: Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), Colégio Estadual Júlia Wanderley (Curitiba), Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava), Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá).

Os candidatos também precisavam ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio em uma escola da rede pública estadual do Paraná, além de ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de embarque (até setembro de 2023), ter médias anuais a partir de 7,0 em 2022 em todas as disciplinas da FGB (Formação Geral Básica) e registro de frequência a partir de 85% em cada disciplina.

Os estudantes que cumpriram todos os requisitos citados foram classificados de acordo com a soma das médias anuais de todas as disciplinas da FGB cursadas em 2022. Então, foram selecionados aqueles com as maiores notas, dentro do número de vagas destinadas a cada colégio.

DESPESAS – O investimento total no Ganhando o Mundo - França será de R$ 830 mil. A Seed-PR será responsável pelos custos dos estudantes paranaenses com passagens aéreas, emissão de passaportes e vistos, além dos valores relativos ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes e vistos, entrevistas para emissão dos vistos e reuniões de orientação agendadas pela coordenação do programa.

O estudante receberá três bolsas no valor de R$ 800. A primeira (bolsa instalação) estará disponível antes do embarque e será destinada para cobrir as despesas iniciais. As outras duas (de manutenção) serão repassadas ao decorrer do intercâmbio. Os participantes também terão seguro de viagem e de saúde durante o período que estiverem residindo na França.

INTERCÂMBIO NA FRANÇA – Os intercambistas estudarão na França na modalidade equivalente ao ensino médio, em instituições de ensino indicadas pela Seed. Antes de embarcar, eles farão um curso de francês oferecido pela pasta.

O objetivo do programa é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos alunos, além do desenvolvimento da autonomia e o aperfeiçoamento de outro idioma. Ao retornar, os participantes se tornam embaixadores do programa, compartilhando a experiência com a rede estadual de ensino por meio de diversas atividades.

EDIÇÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS — O programa tem um edital com inscrições abertas até 31 de maio. Essa edição oferta mil vagas para intercâmbio em países de língua inglesa — Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Podem se inscrever os alunos da rede estadual de ensino que cursaram o 9° ano do ensino fundamental em 2022.

Últimas Notícias