Ganhando o Mundo - FAQ

Neste espaço você encontra respostas para algumas dúvidas sobre o Programa Ganhando o Mundo.

01. O que é o Programa Ganhando o Mundo?

É um Programa de Intercâmbio Internacional, instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e n.º 20.601/2021, regulamentado pelos Decretos n.º 4.166/20 e n.º 4.785/2020, o qual se configura como uma política pública de governo do Estado do Paraná e desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação - Seed, no qual estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná estudam em um país que ofereça curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

02. O que é um intercâmbio no Ensino Médio?

O intercâmbio no Ensino Médio (High School) é uma modalidade pela qual estudantes estudam um período letivo em outro país, cursando disciplinas equivalentes no currículo do Ensino Médio brasileiro. Os estudantes ficam imersos na cultura e no idioma do país de destino convivendo como um nativo.

03. Quem é o público-alvo do Ganhando o Mundo?

O Programa é destinado a estudantes matriculados no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, no ano de 2024, na 1.ª série do Ensino Médio, conforme critérios estabelecidos no Edital n.º 11/2024 - GS/SEED.

Para participar do processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo é necessário:

  • ter cursado do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná;
  • ter no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 17 (dezessete) anos e seis (seis) meses de idade na data de embarque para o intercâmbio;
  • apresentar médias iguais ou superiores a 7,0 (sete vírgula zero) em cada uma das disciplinas da Matriz Curricular nas avaliações do ano anterior ao processo seletivo, constatadas no Sistema Estadual de Registro Escolar - Sere;
  • ter frequência igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas da Matriz Curricular, cursadas no ano anterior, constatadas no Sistema Estadual de Registro Escolar - Sere.

04. Quais os objetivos do Programa Ganhando o Mundo?

  • Aprimorar o repertório cultural e acadêmico dos estudantes.
  • Permitir a vivência e experiência na realidade de outros países.
  • Desenvolver a autonomia.
  • Aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.
  • Consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

05. Quem são os responsáveis pela oferta do Ganhando o Mundo?

O Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Educação - Seed-PR.

06. Quais as despesas pagas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná para a realização do intercâmbio?

Todas as despesas com a operacionalização e efetivação do intercâmbio estão estabelecidas no artigo n.º 7.º do Decreto n.º 4.166 de 3 de março de 2020. Estão previstas desde despesas com a emissão de passaporte e visto, hospedagem, alimentação, passagem aérea e terrestre, exames médicos, seguro saúde e viagem, taxa de matrícula e mensalidade da escola no exterior, dentre outras.

07. Qual é a duração do intercâmbio Ganhando o Mundo?

O intercambista irá estudar um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, cursando disciplinas equivalentes ao Ensino Médio no Brasil. Nesse período, o estudante terá a oportunidade de aperfeiçoar o seu conhecimento e domínio da Língua Inglesa, ampliar o seu repertório cultural, acadêmico/educacional por meio da troca de experiências, de aprendizados e de estudos na realidade de outros países, potencializando ainda o desenvolvimento da sua autonomia. A matrícula do intercambista, na instituição estrangeira, será realizada em série equivalente à do Ensino Médio no Brasil.

08. Como se inscrever no processo seletivo do programa?

Estudantes matriculados na 1.ª série do Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, no ano de 2024 podem se inscrever para a seleção 2024/25 do Ganhando o Mundo. Porém é importante ler todas as informações do Edital n.º 11/2024 GS/Seed.

09. Qual o número de vagas?

Serão ofertadas 1200 vagas para os países: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

10. É possivel escolher o país de destino do intercâmbio?

A indicação do país de destino do intercambista será realizada pela Secretaria de Estado da Educação.

11. A convocação é garantia de participação do estudante no Programa Ganhando o Mundo?

A conquista de uma vaga, após a divulgação do resultado final da seleção para o intercâmbio, não garante a participação porque, além de ser selecionado, o estudante deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis;
  • participação e aprovação em curso de Língua Inglesa que será ofertado pela Seed;
  • emissão do visto, dependente da análise do oficial consular do país de destino;
  • aceitação pelo Programa Internacional de Intercâmbio e família anfitriã (host family);
  • e ainda dependerá do calendário escolar dos países de destino, assim como a abertura de vagas e do regimento das escolas no exterior, bem como  do sucesso no processo licitatório das empresas a serem contratadas para a operacionalização do intercâmbio.

12. Quais as obrigações do estudante antes do embarque para o intercâmbio?

  • Frequentar as aulas regularmente do Ensino Médio na sua escola.
  • Realizar o curso de idiomas ofertado pela Seed.
  • Entregar em tempo hábil (respeitando as datas em cronograma) toda a documentação solicitada pela Seed e empresas contratadas para a operacionalização do intercâmbio, conforme previsto no Edital n.º 11/2024 - GS/Seed.
  • Acompanhar, juntamente com seus pais ou responsável legal, as informações e encaminhamentos da Seed.
  • Participar de todas as reuniões palestras, webconferências e viagens necessárias para emissão de passaporte, visto e demais atividades exigidas para realização do intercâmbio.
  • Manter atualizados seus contatos (telefone, endereço, e-mail e telefone celular) junto aos técnicos do NRE ao qual sua escola é jurisdicionada.
  • Participar de todas as reuniões.
  • Estar sempre atento a outras solicitações, informações e providências que possam surgir no decorrer do Programa.

13. Quais as obrigações do estudante durante o período de intercâmbio?

  • Frequentar as aulas regularmente na escola em que foi matriculado no exterior.
  • Manter sua rotina de estudos.
  • Manter sua frequência e boas notas.
  • Seguir o regimento da escola no exterior, as regras de convivência da casa da família anfitriã e do país de destino.

14. Quem são os responsáveis pelos intercambistas durante o embarque, viagem de ida e retorno para o Brasil?

Os estudantes serão acompanhados pelos guias da equipe da(s) empresa(s) contratada(s). Esses guias irão orientar e auxiliar os estudantes em todas as etapas de deslocamento, desde o momento de embarque nos aeroportos do Brasil até a chegada ao país de destino e vice-versa.

Nos países de destino, o intercambista ficará sob a tutela e cuidados da família anfitriã (host family) ou em residências estudantis.

15. Quem são as famílias anfitriãs (host families)?

São famílias cadastradas em programas de intercâmbio que possuem experiência em recepcionar e hospedar estudantes estrangeiros.

16. É possível viajar para outras cidades no país de intercâmbio?

O estudante somente poderá participar de viagens pedagógicas promovidas pela instituição de ensino estrangeira ou viajar com a família anfitriã (host family) nos finais de semana e/ou feriados. Em hipótese alguma, o estudante poderá viajar desacompanhado ou em companhia de familiares, amigos e colegas intercambistas.

17. Quais os recursos financeiros disponibilizados para os estudantes durante o intercâmbio?

Além das despesas citadas no Artigo 7.º do Decreto n.º 4.166/20, os estudantes selecionados receberão uma ajuda de custo (bolsa intercâmbio) de seis parcelas no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), conforme o estabelecido no § 2º da Lei n.º 20.009 de 13/11/2019.

18. Será ofertado seguro viagem e saúde?

Serão oferecidos aos estudantes participantes do intercâmbio, cobertura por seguro viagem e seguro saúde durante todo o período de realização do intercâmbio no exterior.

19. Quais as obrigações do estudante após o retorno do intercâmbio?

Após o retorno ao Brasil os estudantes deverão desenvolver às seguintes ações:

  • concluir as atividades dos componentes da matriz curricular do Ensino Médio da rede pública estadual que não constam no currículo do país de intercâmbio, ou realizar complementação curricular, caso seja necessário;
  • ser embaixador do Programa Ganhando o Mundo, relatando a sua experiência durante o intercâmbio por meio de apresentações, palestras e outras atividades quando convocado pelo NRE e pela Seed, até a conclusão do Ensino Médio;
  • desenvolver projetos com temas relacionados às aulas de idiomas, cidadania, meio ambiente, características socioculturais, responsabilidade social, cooperação e harmonia entre os povos e nações, dentre outros temas relevantes, buscando difundir a experiência vivenciada durante o intercâmbio.

20. É possivel o cancelamento da participação no intercâmbio?

O estudante poderá ter a sua participação no programa cancelada caso cometa alguma situação descrita no artigo 12 do Decreto n.º 4.166 de 3/03/2020 e no artigo 3.º do Decreto n.º 4.785 de 3/6/2020.

21. Quais os critérios de classificação do Edital n.º 11/2024 – GS/Seed?

Para a classificação final serão somadas: as médias anuais de cada um dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, cursados no 9.º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2023; os pontos obtidos pela participação na Plataforma Inglês Paraná, e os pontos do Programa Aluno Monitor obtidos no Sistema Estadual de Registro Escolar - Sere.

22. O que é o Programa Aluno Monitor?

Os estudantes da rede pública estadual de ensino, com perfil responsável, proativo e colaborativo, com bom domínio de conteúdos específicos dos diferentes componentes curriculares podem atuar voluntariamente como monitores por meio do Programa Aluno Monitor.  Sob a supervisão de professores dos diferentes componentes curriculares, as ações do Aluno Monitor compreendem desde a revisão de conteúdos até estudos preparatórios para avaliações, auxilio, orientação e condução de grupos de estudo e no desenvolvimento de atividades de reforço escolar para seus colegas.

23. Como se inscrever no Programa Aluno Monitor?

Todas as escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná ofertam o Programa Aluno Monitor. Para se inscrever, o estudante deve contatar a Equipe Gestora (Diretor, Diretor Auxiliar ou Professor Pedagogo) e a inscrição pode ser realizada em qualquer momento.

24. Como obter certificação no Programa Aluno Monitor?

Para aumentar as chances de conquistar uma vaga no Programa de Intercâmbio Ganhando o Mundo é importante se inscrever no Programa Aluno Monitor. Cada estudante pode obter no mínimo um (01) certificado de 40 horas de atividades realizadas na sua escola por meio do Programa Aluno Monitor. Se o estudante possuir 02 certificados (40h de cada um) atingirá a pontuação máxima neste critério. Mesmo que o estudante não possua certificação do Programa Aluno Monitor, poderá fazer sua inscrição no processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo 2024/25, mas não receberá a pontuação neste critério, que é classificatório.

25. O que é o Programa Inglês Paraná?

Trata-se de uma plataforma on-line para o estudo da Língua inglesa, com atividades interativas que permitem aos estudantes aprenderem o idioma com foco nas quatro habilidades linguísticas (reading, writing, listening e speaking), principalmente a compreensão e produção oral. O inglês é considerado uma língua franca, ou seja, é um meio de comunicação entre pessoas que falam diferentes línguas e é o idioma oficial (ou um dos idiomas oficiais) dos países para onde os estudantes selecionados realizarão o intercâmbio.

26. Como acessar a Plataforma Inglês Paraná?

Todos os estudantes a partir do 7.º ano do Ensino Fundamental matriculados numa escola estadual do Paraná têm acesso automático à plataforma e podem realizar suas atividades a qualquer momento e em qualquer lugar, inclusive de forma desconectada (off-line) através do aplicativo disponível para celulares Android e iOS.

27. Certificação na Plataforma Inglês Paraná e o Ganhando o Mundo?

Serão considerados os certificados do Programa Inglês Paraná obtidos a partir do ano de 2023 até a data de encerramento das inscrições, ou seja, no período de 06/02/2023 a 19/04/2024. Para cada certificado serão atribuídos 15 pontos, podendo o estudante obter um total de até três certificados.