Ganhando o Mundo tem novos prazos para recursos 15/02/2021 - 15:31

O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo tem novos prazos para recursos. Pais e estudantes podem fazer a solicitação entre esta segunda-feira (15) e quarta-feira (17), nas escolas onde os alunos estão matriculados. O resultado dos novos pedidos de recurso serão divulgados nesta sexta-feira (19), enquanto a lista de estudantes classificados tem divulgação prevista para a partir de 22 de fevereiro. Confira aqui os resultados dos recursos anteriores e a lista atualizada de inscrições homologadas e aqui o edital que retifica o cronograma, acrescentando as novas datas para recursos e divulgação de resultados.

Ganhando o Mundo — O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo levará 100 alunos da rede estadual para a Nova Zelândia no segundo semestre. Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas é feita pela média de notas e frequência. O estudante deve ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

Inglês — Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês via aplicativo será ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O curso vai acontecer ao longo do primeiro semestre de 2021 em formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.

Despesas — Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.

Últimas Notícias